Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2017

Bacia Hidrográfica do Rio M'Boicy

Imagem
Para a delimitação da bacia do Boicy, foi utilizado primeiramente o projeto de topografia do Município para conseguir demarcar os pontos mais altos e assim tomar como base o perímetro da área. Assim, sabendo a porção do espaço em que as águas das chuvas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção do Rio Boicy até desafogar no rio Paraná.

I Expedição Técnica Rio Boicy

Imagem
Iniciou-se a caminhada de estudo do Rio M’Boicy pela nascente no dia 07 de setembro de 2017 e chegou ao fim no dia 10 de setembro de 2017 na foz do rio, onde percorremos várias avenidas e ruas além de mata a dentro em quase todo o tempo. Foram 4 dias de exploração para conseguirmos trazer todas informações possíveis para adiante realizar o diagnóstico. Foram experiencias que passamos a cada quilometro e cada bairro que muitos sequer imaginariam passar na expedição. O objetivo foi identificar quais os pontos com maior necessidade da cidade que deveriam sofrer transformações no aspecto da infraestrutura. Assim, procuramos destacar esses problemas que deveriam ser tratados com maior atenção.  Tivemos participações especiais, são elas: o prefeito do Município de Foz do Iguaçu Chico Laercio Brasileiro, secretário de Planejamento Elsídio Cavalcante, secretária de meio ambiente Ana Solange Biesek entre outros.

Aterro Sanitário

Imagem
No dia 24 de outubro de 2017, na aula de preceptoria com a professora coordenadora do curso de Engenharia Civil Silvia Sônia da Silva, onde foi abordado o tema “Aterro Sanitário”, tive a honra de ser o palestrante e passar todo conhecimento na área que tenho para meus colegas e demais.  Primeiro apresentei o Aterro Sanitário do Município de Foz do Iguaçu e logo os demais objetivos principais da aula: geração percapita de lixo, volume das células de lixo, tempo de de vida útil de Aterro sanitário, gases, lagoa de chorume, compostagem e coleta seletiva.

Bacia de Contenção

Imagem
Com o intuito de minimizar as consequências de enchentes, as ações relacionadas à drenagem urbana concentraram-se durante muito tempo, na execução de projetos e obras baseados na análise econômica de seus benefícios e custos. Priorizavam a evacuação das águas pluviais em excesso das áreas urbanas da maneira mais eficiente, com volumes e velocidades de escoamento elevadas, se mostraram ineficiente para a resolução integral do problema. O principal objetivo da bacia de contenção criada foi de eliminar os alagamentos frequentes no entorno do Rio Boicy, diminuindo as erosões do solo. A bacia também terá a função de reter enxurradas e com isso diminuir a sedimentação do solo evitando o assoreamento. O serviço é necessário e servirá como medida de prevenção para o período chuvoso, evitando assim possíveis enchentes.

Certificado de Potencial Adicional de Construção (CEPAC)

Imagem
Com a finalidade de captar recursos, algumas prefeituras “vendem” Potencial Adicional de Construção. Este potencial adicional nada mais é do que a Prefeitura autorizar o desenvolvedor de um empreendimento a construir mais do que o permitido pelo potencial básico (também chamado de coeficiente de aproveitamento) de um terreno, através do pagamento de uma contrapartida. Foi esse meio de captação de recursos optados para a OUC Parque Linear M'Boicy. No perímetro da operação foi utilizado o direito adicional de construção (solo criado), com o intuito de promover investimentos imobiliários, gerando lucros para investimento inicial da OUC, melhorando a qualidade de vida da população.

Rede de Esgoto Sanitário

Imagem
O sistema de esgotos se constui de um conjunto de unidades que se destina a efetuar a coleta, afastamento, tratamento (se necessário) e disposição final dos esgotos, de forma continua e correta, do ponto de vista higiênico e legal.