Postagens

Mostrando postagens de março, 2018

Visita Técnica no Aterro Sanitário de Foz do Iguaçu

Imagem
Em 17/03/2018 foi realizado a visita técnica no Aterro Sanitário de Foz do Iguaçu, com o objetivo de buscar conhecimento técnico e operacional para absorver no Projeto Integrador. Aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos ambientais. Tal método utilizado, traz os princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada trabalho, ou intervalos menores, se necessário.  Foram observados no Aterro: Célula de lixo, taludes, drenagem de chorume, drenagem de biogás, lagoas de chorume, operação de equipamentos e também alguns pontos como a base administrativa e compostagem.

Produtividade de máquinas

Imagem
O objetivo foi apresentar através dos cálculos de produção de algumas máquinas especificas, cada uma com sua determinada tipo funcionalidade em uma obra, seja de terraplanagem, escavação, compactação, etc. Este conhecimento foi ensinado para os alunos de Engenharia Civil do 5º Período, através da Professora Coordenadora Silva, trazendo para todos um amplo conhecimento e aprendizado para facilitar o desenvolvimento do Projeto Integrador. Com o cálculo de produtividade é possível além de realizar a estimativa de tempo que a máquina sera operada em determinada obra, serve também como redução do tempo gasto para executar o serviço, ou o aumento da operação , com a manutenção dos níveis de operações, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos  necessários. Produtividade não é somente maior quantidade, é preciso avaliar a operação do serviço .

Canteiro de Obras

Imagem
Local da construção onde se armazenam os materiais (cimento, ferro, madeira etc.) e se realizam os serviços auxiliares durante a obra (preparação da argamassa, dobragem de ferro etc.).   É a área destinada à execução da obra, aos serviços de apoio e à implantação das instalações provisórias indispensáveis à realização da construção, tais como alojamento, escritório de campo, estande de vendas, almoxarifado ou depósito, entre outras. A organização do canteiro de obra é fundamental para evitar desperdícios de tempo, perdas de materiais e mesmo defeitos de execução e falta de qualidade final dos serviços realizados. O objetivo do “canteiro de obras” é promover a melhoria do setor da construção civil, oferecendo formação e qualificação profissional aos seus trabalhadores e interessados.